Buscar
  • Mário Seixas

Festival Acordes do Amanhã

Atualizado: 24 de Dez de 2019

De 13 a 19 de dezembro, cinco cidades fluminenses receberam a segunda edição do Festival Acordes do Amanhã. Niterói foi o ponto de partida das apresentações, que seguiram por Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis e São Gonçalo, somando cerca de 140 intervenções musicais ao longo do festival.


Com o intuito de conectar pessoas a expressões artísticas em áreas públicas e de fácil acesso a toda a população, o Festival Itinerante de Música Acordes do Amanhã, que integra a Plataforma Sinfonia do Amanhã, promovido pela Enel Distribuição Rio em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, chegou à sua segunda edição com mais de 140 apresentações. Durante o evento, que aconteceu em cinco municípios do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 19 de dezembro, cerca de 500 músicos se apresentaram em praças, feiras livres, hospitais, estações de barcos, trem e metrô, envolvendo escolas de música, orquestras, músicos profissionais e shows nacionais.





Em Teresópolis, o evento aconteceu no dia 16 de dezembro em diversos lugares, como a Feirarte (Feirinha do Alto), a Praça Higino da Silveira, o Comary Shopping Center, o Teresópolis Shopping, a Calçada da Fama, a praça da Barra do Imbuí, o Tiro de Guerra (Praça dos Expedicionários), a Rodoviária de Teresópolis e o Hospital das Clínicas de Teresópolis.


Para o curador e produtor do evento, Mário Seixas, essa é uma grande oportunidade de enaltecer os talentos locais.


“Fico muito feliz por poder participar desta conexão musical que ocupou a cidade de Teresópolis e apresentou grandes talentos locais da música instrumental". Para Mário, o Acordes do Amanhã “alimenta o sonho dos jovens teresopolitanos em seguir a carreira de músico e movimenta a cidade com ações culturais”, completa.




Nesta edição, o tema foi "Somos Música", simbolizando a motivação de aproximar o público da arte e de estimular novas criações artísticas e a ocupação do espaço público. O evento também dará oportunidade a crianças e jovens que integram a Plataforma Sinfonia do Amanhã, projeto criado há três anos por Paulo Feitosa e Mardonio Barros, produtores culturais e organizadores do Festival. Inserida em 29 escolas públicas nos estados de Goiás, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul com o objetivo de integrar experiências musicais em escolas e comunidades, a iniciativa já contempla 10 mil estudantes por todo o país, e durante o evento inaugura também a participação de alunos do Rio de Janeiro no projeto.


“Entendemos que a Plataforma Sinfonia do Amanhã e as diferentes ações que os estudantes de música participam contribuem para avanços na qualidade da educação desses estudantes, já que para participar das atividades eles têm seu rendimento escolar e assiduidade acompanhados. Além disso, a Plataforma está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU – Educação de Qualidade, que a Enel é signatária”, afirma Débora Pinho, da área de Sustentabilidade da Enel.



“Ir ao encontro do público e estimular a formação de plateia. Esses são os pilares do festival Acordes do Amanhã, que busca ressignificar a produção musical ao possibilitar maior dimensão e visibilidade tanto para artistas que trabalham cantando ou tocando instrumentos em espaços públicos, quanto para músicos que já atuam profissionalmente em espaços tradicionais e também para quem está iniciando a carreira musical”, revela Paulo Feitosa.

O festival estreou em novembro deste ano no Ceará, passando por Fortaleza e mais sete cidades do estado. Somente na região, foram cerca de 120 apresentações musicais em 36 locais, envolvendo mais de 80 grupos musicais, somando quase 690 artistas amadores e profissionais, crianças, jovens e adultos, com sons dos mais diversos gêneros musicais, propondo à população uma reflexão sobre como os ritmos e melodias estão presentes em vários momentos do cotidiano.


O Festival Acordes do Amanhã é patrocinado pela Enel Distribuição Rio, pela Plataforma Sinfonia do Amanhã e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura; numa realização do Instituto BR Arte, da Alecrim Produções e da Quitanda das Artes; correalização da Prefeitura Municipal de Niterói através da Fundação de Artes de Niterói e da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, Prefeitura de Petrópolis e Prefeitura de São Gonçalo; contando ainda com a produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções.


Cliente: Quitanda das Artes

Fotos: @seixasmario

5 visualizações

© 2011 Direitos Reservados

MS Events 

Criado por Mário Seixas

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Rua Genecy Martins Braga, 329, Parada Modelo,

Guapimirim/RJ - CEP: 25943-575

contatomsevents@gmail.com